O termo yoga (em português, ioga) deriva da raiz sânscrita yuj que significa atar, reunir, ligar, juntar, focar, concentrar a atenção em algo, e pôr em prática. Yoga também significa união e comunhão.
Comunhão. (subst.) Realização de algo em comum. Sintonia de sentimentos, de modo de pensar, sentir e agir. União, ligação.
Yoga significa, portanto, a união de todos os poderes do corpo, da mente e do espírito. A busca por este equilíbrio, segundo B.K.S. Iyengar (um dos mais respeitados professores de yoga do mundo), leva ao real significado do yoga, “a libertação do contato com a dor e o sofrimento”. Iyengar também descreveu o yoga como “a sabedoria na ação ou a arte de viver com destreza em meio às atividades, com harmonia e moderação”.
As aulas de yoga são práticas. Vamos conectar nossa mente com o nosso corpo, trazendo consciência corporal e controle das emoções, a partir do desenvolvimento de posturas, exercícios de respiração, técnicas de concentração e meditação. Logo, a prática do yoga irá desenvolver, de forma harmoniosa e tranquila, força, resistência, flexibilidade, equilíbrio, controle da ansiedade e do estresse e muito mais.